Saiba mais sobre os diferentes tipos de lixadeiras


Agora que você já sabe a diferença entre a lixadeira angular e a esmerilhadeira angular, está na hora de aprender sobre os outros tipos de lixadeiras.

Além da lixadeira angular, existem outros tipos de lixadeiras: Orbital, Roto-orbital ou Excêntrica, de Cinta e Vertical. Conheça a seguir os respectivos modelos, suas características e aplicações.

Lixadeira Orbital

A Lixadeira Orbital possui base retangular ou quadrada, seu movimento é circular e rápido. É apropriada para cantos e acabamentos finos, lixar madeiras finas e arredondar arestas cortantes. Fácil de controlar pois trepida pouco, não é útil para remoção de material pesado. As Folhas de lixa são presas na base por dois grampos, sua vibração em pequenos círculos, ou órbitas, permite lixamento em qualquer direção.

Lixadeira Roto-Orbital ou Excêntrica

Muito parecida com as Lixadeiras Orbitais, porém possui base redonda que gira ao redor de seu eixo. É especialmente eficaz para lixamentos e polimentos de superfícies planas de diferentes materiais como madeira, metal, plástico, verniz. Este tipo de lixadeira em geral possui um sistema de controle de velocidade.

Lixadeira de Cinta

A Lixadeira de Cinta é apropriada para lixar e nivelar madeira, plástico e metal. Proporciona ótimos resultados para desbastes em grandes superfícies. O rolamento exato da cinta fica garantido pelo ótimo ajuste integrado dos rolos guia na lixadeira de cinta. Para situações de difícil acesso, pode-se usar lixadeiras de cinta que trabalham com cintas de lixa estreitas e articuláveis.

Lixadeira Vertical

A Lixadeira Vertical é indicada para lixar madeira, plástico e metal, em situações incomuns, como lixamento de teto, lugares altos, pontos de lataria de difícil acesso, etc. Proporciona ótimos resultados para desbastes em massa. Seu design aliado ao peso reduzido proporciona menor fadiga ao operador.




Saiba mais sobre os diferentes tipos de lixadeiras